EA Sports mostra integração de FIFA 13 com Kinect

Nesta segunda-feira (04/06), durante a apresentação da Microsoft na E3 2012 em Los Angeles, Estados Unidos, a Electronic Arts exibiu maiores detalhes sobre FIFA 13, sua bem sucedida franquia de simulador de futebol. Assim como o game Madden NFL 13 (de futebol americano), o título ganhará suporte ao Kinect para controles por voz.

O Fifa 13 terá integração com Kinect  (Foto: Reprodução) 
O Fifa 13 terá integração com Kinect (Foto: Reprodução)


A novidade ajuda a dar uma nova dimensão à jogabilidade. É possível realizar substituições, mudar o esquema tático e até reclamar de alguma marcação - tudo pela voz, sem precisar recorrer ao menu de pausa do game. Só não vale xingar o juiz, pois aí o jogador paga com punição. A ideia é oferecer mais um diferencial em relação à concorrência do PES 2013, da Konami, que também promete novidades.
O mesmo acontece no Madden. No jogo, o Kinect funcionará de maneira semelhante, podendo dar comandos para os outros jogadores quando estiverem atacando ou defendendo. O ex-jogador Joe Montana demonstrou o recurso, fazendo uma homenagem ao game Sports Talk Football, para o Mega Drive, um dos primeiros a usar narração com voz digitalizada na época.
O FIFA 13 será lançado em setembro para Xbox 360, PS3, PC, Wii, 3DS, Vita, PS2, iPhone e iPad. Já o Madden NFL 13 chegará às lojas em 28 de agosto.

A história do FIFA

Considerada atualmente a franquia de futebol mais vendida no mundo, a série FIFA Soccer (ou apenas FIFA) passou por diversas mudanças desde o lançamento do primeiro jogo, em 1993. Haviam vários jogos de futebol nesta época, mas o título da EA Sports se destacou especialmente pelo fato de ter times e equipes licenciadas pela FIFA.

FIFA 12 (Foto: Divulgação) 
FIFA 12 (Foto: Divulgação)

Não apenas os times e campeonatos eram fiéis, mas os jogadores também tinham seus nomes verdadeiros. Este era o diferencial necessário para emplacar o jogo em meio à tanta concorrência no gênero. É possível jogar a Copa do Mundo da FIFA, a Liga dos Campeões da UEFA, e outros torneios menores. Com o passar dos anos, a franquia criou ramificações que foram além de apenas jogar futebol, dando ao jogador a chance de gerenciar equipes como técnico.
De tempos em tempos, os craques que mais se destacam no mundo acabam recebendo propostas para aparecer nas capas do jogo. Atualmente, os jogos da série serão representados por Kaká, Wayne Rooney e Lionel Messi em suas capas, bem como outros meios de divulgação.
Hoje o maior rival de FIFA no mercado é o jogo Pro Evolution Soccer, produzido pela Konami e que possui uma grande legião de fãs, mesmo com os números menores nas vendas. As novas versões já estão em desenvolvimento, com mudanças na jogabilidade que podem mudar a opinião de alguns, ou não.

Fonte: globo.com